\

Welcome to my blog :)

rss

terça-feira, 9 de novembro de 2010

INEP, você está fazendo isso errado!

Tinha a intenção de criar um post com todas as pérolas do ENEM, e dessa vez, não dos alunos como acontece todos os anos, mas do INEP e da organização das escolas, que foi TRÁGICO. Minha criatividade falhou, e eu desisti de começar.

Então, queria falar sobre ele, simplesmente.

Esperei pelo ENEM o ano todo, que eu me agarro como sendo uma das únicas oportunidades pra uma mudança na minha vida, chorei pela confusão que deu aqui em casa e acabei não fazendo um curso preparatório, enfim... algo que eu tinha como importantíssimo. E simplesmente, é uma das coisas mais desorganizadas que eu já vi na vida.


Eu gosto tanto do Brasil, mesmo com tanta desigualdade e tanta merda, eu gosto dele, mas se a gente for parar pra analizar, quanta incompetência, quanta coisa mal feita o tempo todo, em vários aspectos. No ENEM, eles tem um ano pra formular a prova, pra imprimir, pra organizar e dar pelo menos um mínimo de instrução pra quem vai intermediar isso tudo e no fim? Sai tudo errado.

Um erro e outro, um problema e outro é normal, imprevistos acontecem e erros também, ninguém tá livre disso, em qualquer situação, mas tantos e tão seguidos? Tem algo errado aí!


Ei, INEP! VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO ERRADO!


Eu não sei ao certo como são as coisas lá 'dentro', não posso falar com muita propriedade, mas é uma coisa séria, poxa. É a educação de um país, são futuros profissionais que estão em jogo, não dá pra brincar com algo assim. Deu problema esse ano? Beleza, ano que vem a gente acerta, muda algumas coisas e tenta melhorar, mas como é possível, nada melhora e ainda conseguem cometer mais e mais erros?


Sinceramente, eu com minha mania de ficar em cima do muro até penso que não deveriamos julgar o INEP e sua trupe porque não sabemos com detalhes como são feitas as coisas, eu pelo menos, não sei. Mas vendo pelo lado de uma candidata, de alguém que APENAS quer a sua vaga, da qual eu tenho direito e to fazendo minha parte, e tomando as dores pelos milhões de pessoas que perderam seu fim de semana indo lá, acho uma bosta tudo isso. Porra, tu te mata um ano todo, te prepara, estuda, pensa no que tu vai ingressar, fica empolgada, estuda mais um pouco, fica ansiosa, até que chega o dia, tu te prepara, tenta dormir direito e te alimentar bem, te informa sobre regras e o que pode ou não ser levado/usado/feito, e vai. Na hora, tu dá o melhor de ti, lê o mais atentamente possível cada questão, cada enunciado e cada alternativa, tenta dar o sangue pela redação, passa trabalho pra comer/beber/ir no banheiro, luta contra o sono, fica horas sentada, com dores em tudo quanto é lugar e torce pra que tudo isso valha a pena. E o que acontece? As provas chegam pra ti entupidas de erros de todos os tipos, as questões são uma piada, os fiscais não sabem nem o que estão fazendo ali, cada um te dá uma instrução e as orientações mudam o tempo todo, tu não pode usar lápis e borracha no rascunho que possivelmente vá ficar contigo, os fiscais ficam te controlando como se tu fosse um criminoso a espera de um julgamento, parece que dá pra sentir o peso do olhar deles em cima de ti [é ridículo mas eu sinto algo parecido com isso] e tu acaba até te desconcentrando, são muitas questões trabalhosas juntas, com pouco tempo disponível e questões extremamente extensas que torna a prova ainda mais maçante, e eu poderia ficar escrevendo um monte de coisas aqui, todos que fizeram tem várias coisas do que reclamar, pois além dos problemas conhecidos, ainda ocorreram vários em uma sala e outra ou colégio.

E tu não pode fazer nada. Se tu xingar muito no Twitter, corre o risco ainda de ser processada. Não temos direito algum, de nada.Estamos correndo o risco de ter a prova anulada, de ter que refazer e sabe Deus o que mais eles ainda vão cogitar, por todos estes fatores. Mas e o trabalho que a gente teve pra responder tudo? E o tempo gasto estudando, indo lá, perdendo o fim de semana, quem paga? E a nossa bolsa? Vamos ficar mais um ano sem nada? Porra, Inep. Porra, Brasil.
Cara, que saco.Conversando com as pessoas, eu dou risada de tudo isso, porque no final das contas, só podemos esperar pra ver o que vai acontecer e torcer... e dar risada, pra não chorar.Mas a vontade, é de fazer um esparro daqueles. A merda é que sozinha eu não consigo nada, né? Brasileiro é macho atrás de um pc ou de um telefone, mas ir atrás e reinvindicar seus direitos, todo mundo se encolhe. Se tivessemos um povo que falasse menos e agisse mais, eu garanto que essas coisas iriam diminuir.
Enfim, isso só serve como desabafo mesmo.No mais, só resta torcer pra que seja decidido tudo isso logo e com sorte, que eu finalmente consiga uma porra de uma bolsa. Que não combine com meus sapatos, pois isso não é mais moda.

1 Ideias Novas:

✿ Dê ✿ disse...

PQP, isso da uma raiva, pq tu te prepara e chega na hora acontece essa merda!

Postar um comentário

Agora que tu leu toda essa baboseira, tem algo pra acrescentar, opinar ou comentar? Se não xingar, pode ficar a vontade!