\

Welcome to my blog :)

rss

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pô, mãe... assim não dá, né - Parte 4

Antes que alguém me chame de preguiçosa, ingrata ou o que quer que seja, eu acho o máximo que filhos COLABOREM com a organização e limpeza da casa e ajudem financeiramente, ninguém vai morrer por isso, agora colocar a responsabilidade da casa, nas costas dos filhos é sacanagem.
Tem uma vizinha minha, que tem um filho homem, que dizia pra minha mãe: 'eu queria ter tido uma filha, quando ela crescesse eu teria quem limpasse a casa pra mim, como as tuas filhas fazem por ti!', na época em que ela e a mãe se davam, eu era pequena e muito mais tapada do que hoje, mas minha vontade é dizer: 'nêga, tu não ganha filhos pra serem teus empregados no futuro, a mãe da história é tu, se tu for boa mãe, pode ter certeza que ele vai te ajudar de alguma forma quando crescer, mas não é essa a moral, sua vaca'. Lembro que ela insinuava sobre a gente pra mãe, como quem diz: 'tu tem duas, manda uma pra cá, pra me ajudar!'. Aham, Rita, senta lá. Acho que nem me pagando eu limpava a casa dessa mulher.

Mas voltando ao meu caso, minha mãe acha que mora em um SPA, que tem do que reclamar e que a vida é injusta. Com todo esse problema dela, todos se desdobram pra ajudar, agradar, fazer tudo por ela, de todas as formas, e isso estraga ela ainda mais. Eu já falei isso, em um dia específico, me estourei e disse: 'se vocês parassem de fazer todas as vontades dela desse jeito, deixassem ela se virar também ela ia melhorar, ela tá é mal acostumada', ficaram brabos comigo. Mas ela não tem realmente, obrigações. Se ela deixar algo de lado, vai alguém lá correndo fazer, e é claro que ela se aproveita. Tanto que frequentemente ela chega e diz: 'bah, tô com uma preguiça de fazer tal coisa...', porque sabe que alguém vai falar 'deixa que eu faço', eu fico bem quieta, ou no máximo ironizo e digo 'pois é, né mãe, que triste', acho o cúmulo essa história.
O dia a dia dela, é fingir lavar a louça e ir buscar pão (e cigarro, néam) no armazém que tem há 5 ou 6 casas depois da minha, na minha rua. Ela mal joga uma aguinha na louça, uma esponjinha filha da mãe e bota pra secar... tá limpa! Quando eu ainda tenho bom humor, eu falo que não estamos tão mal de dinheiro pra que precise guardar até a sobra dos pratos, eles podem ser lavados completamente, mas normalmente eu tenho um ataque de pelanca cada vez que chego na cozinha.
De uns anos pra cá, eu não como mais nada que eu mesma não faça aqui em casa, ou que já venha pronto. O problema é que tu leva o dobro do tempo, porque tem que lavar TUDO o que tu for usar... eu acho o cúmulo tu não ter cuidado com o que tu come, já tenho milhares de chatisses pra comida, se eu me deparar com louça suja, gente que não lava a mão pra comer ou cozinhar ou coisas do tipo, aí sim que eu não como mais. Gente que diz que 'não tem como limpar' alguma coisa também dá nojo, se tu não tivesse sido porco pra deixar encardir, não estaria assim. Deixa a casa toda bagunçada e suja se quiser, mas peloamordedeus, cuida da cozinha. Normalmente, quando vem alguém em casa comer, eu me disponibilizo a cozinhar, posso não ser a melhor cozinheira da casa, mas vou me esforçar pra te oferecer algo o mais limpo possível. Tem gente que reclama que eu sou exigente e tal, então eu "lavo minhas mãos" e não cozinho, se vire com a comidinha maneira do pessoal maneiro aqui. Não tô falando que tudo aqui é sujo, pelo contrário, mas se tu não te preocupa em ter esse cuidado, o fato de ter 'riscos', já me anoja. Então é melhor prevenir, certo?
Se minha mãe trabalhasse fora, ou limpasse a casa como fazia antigamente, eu entenderia, mas a louça é a única coisa que ela ainda se disponibiliza a fazer, ela vai ficar com o cigarro como único afazer/passatempo até quando? Que saco.

Aí tem aquela história: 'ai, Natu, tu tem que ajudar tua mãe bla bla bla wisckas sachêt...', sim, eu ajudo. Mas não sou mãe de ninguém nem dona de casa, não tenho obrigação de cuidar da casa sozinha, não vou fazer isso. Vamos por partes: não recebo um centavo nunca, e há muito antes de eu completar 18 anos (hoje atiram na minha cara que eu sou maior de idade, mas é fácil esperar que isso aconteça só pra te falarem que não tem mais obrigação contigo e que agora é tua vez de ajudar, mas pra isso eles tem que ter feito o trabalho direito, senão não adianta), eu já não tenho créditos pra comprar absolutamente nada, esse papo de 'todo o mês eu preciso de roupas novas' não existe aqui, não vou contar como é essas coisas com detalhes, porque amanhã vai bater o caminhão do Mensageiros da Caridade aqui e em vez de levarem coisas, vão deixar meia dúzia de sacolas com alguns trecos necessarios pra minha sobreviência! Sério, gente... não é fácil a coisa. Só que eu acho assim: não querem me dar dinheiro? Não querem gastar comigo? Não querem me ajudar nas coisas que eu preciso? Beleza. Só que eu também não tenho porque limpar a sujeira de ninguém, arrumar a bagunça de ninguém, ir até sei lá onde resolver problemas de ninguém nem nada disso. Minha frase aqui em casa é: me ajuda que eu te ajudo. Ninguém me ajuda, pra que eu iria ajudar? Povo ingrato que só sabe falar mal de mim, só sabe reclamar, não movem uma palha pelo bem da harmonia de todos (se eu me incluir no 'todos')... então vão se fuder limpando a casa sozinhos também, engulam todo o dinheiro que economizaram comigo, e encham bem a barriga, só não me torrem o saco, fasfavô.

Há muito tempo eu não sei o que é ter pai e mãe de verdade. Aquele pai que reclama de dinheiro pra ti porque realmente tu gasta mais do que deve, aquele pai que reclama das tuas saídas porque tu realmente não larga as festas e a casa das amigas, aquela mãe que reclama que tu deixa as roupas espalhadas e não ajuda ela com a louça, aquela mãe que reclama do teu comportamento porque tu foi malcriada, e não porque tu falou pra ela, as coisas que ela deveria ouvir. Aqui não é assim, eu não me sinto filha, há um bom tempo. Me sinto vivendo de favor, numa casa estranha, com gente estranha e irritante (e não me vem dizer: arruma um trabalho e vai morar sozinha. Te digo com certeza, os problemas não vão terminar apenas com isso). Muitas vezes me sinto a mãe da casa, porque eu tenho que cuidar da comida, da limpeza, organização... se tá tudo bonitinho, parabenizam minha mãe
pelo trabalho, se tá tudo sujo e bagunçado, me criticam por não ajudar em nada e não trabalhar. Porra, que nojo eu tenho das pessoas. E mais ainda, se tem uma coisa que eu não posso ser grata, é de ter nascido, porque foi algo que eu não pedi, e que hoje nas entrelinhas me jogam na cara como se tivessem me feito um favor. Eu deveria era cobrar. 
Talvez até processar, quem sabe.

A única coisa que eu sei, é que por mais que eu ame minha mãe e minha família muitíssimo, eu não aguento mais eles.
Isso é tão triste, se tu não tá contente com a tua família, a base da tua vida, imagina no resto...

Grata pela leitura.

0 Ideias Novas:

Postar um comentário

Agora que tu leu toda essa baboseira, tem algo pra acrescentar, opinar ou comentar? Se não xingar, pode ficar a vontade!