\

Welcome to my blog :)

rss

sábado, 22 de janeiro de 2011

Meus pais me amam #FATO

Eu achava que as pessoas tinham uma base de pensamento meio parecida.
Por exemplo, sempre imaginei que os pais ficassem radiantes e orgulhosos quando os filhos conquistavam alguma coisa, ou pelo simples fato deles lutarem por algo, fosse motivo de orgulho, de que o filho tinha objetivos na vida e tentava alcançá-los de alguma forma, com seus próprios esforços.

Quando terminei o Ensino Médio, todos os meus colegas e amigos, motivados e ajudados pelos pais, rumaram pra tão sonhada faculdade. Enquanto eu sempre escutei dos meus, coisas do tipo "ah, bobagem isso aí, arruma um serviço em uma loja ou supermercado e tu não precisa de mais nada". Meu pai trabalhou muitos anos em supermercado. Minha mãe, antigamente trabalhava em loja, e o digamos... "sonho dela" é ver a gente seguindo isso, ELA ama, acha lindo. (Eu acho um saco).
Em primeiro lugar, comércio é pra mim um dos empregos mais estressantes da vida, eu NÃO SIRVO DE MANEIRA ALGUMA pra lidar com pessoas nesse sentido. Em segundo, vê se isso é futuro que se sonhe, pros filhos? É um trabalho honesto, como muitos... mas tu precisa em primeiro lugar, gostar da função, ter habilidade nisso. Em terceiro, normalmente tu sonha que teu filho tenha uma profissão reconhecida, não um emprego simplesmente.
Como nessa época eu pensava com a cabeça dos meus pais, eu acatei as ordens e segui essa vida. Não só perdi tempo, como também me dei mal, pois o único que eu consegui realmente durar um tempo (6 meses), foi por causa do contrato e porque era como Menor Aprendiz, no qual haviam cursos incluídos e tu só perdia o contrato se fizesse algo de muito grave ou faltasse muito, tinha a chance de não passar nos cursos também, mas isso não te excluía até o final. Os outros, foram todos curtos, por ser justamente no comércio, e vira uma bola de neve: olham teu currículo, procuram uma vaga "na tua área", olham o tempo médio que tu permaneceu em cada um e pensam que tu é uma imprestável, até tu te explicar... fica sem emprego.

Aí, passaram os anos, tu conseguiu fazer tua família ao menos pensar na ideia de que tu precisa de uma formação urgente, obviamente vai ter que conseguir uma bolsa integral em algum lugar, porque ninguém vai gastar contigo, e mete a cara no ENEM.
Tem a chance de fazer um pré-enem de graça, tua mãe faz um escândalo porque é de noite, tu desiste e te frustra, tendo a certeza que mais uma vez, perdeu uma chance boa, porque teus pais usam ácido por osmose.
Então, chega a vez de pegar teu resultado, tu te desespera, reza pra que finalmente dessa vez de algo certo mas no fundo tuas esperanças são quase nulas, passa um perrengue maldito com o site das merdas, passa outro pra tentar achar algo que te sirva, porque o que tu quer não tem em nenhum lugar perto e finalmente te inscreve.
Tu chega feliz e contente pra tua família, dizendo: 'consegui me cadastrar, escolhi tais cursos, tal dia sai o resultado', eles mal olham pra tua cara.
Esses dias, no auge da complicação do SiSU, o pai vendo telejornal e prestando atenção em notícias relevantes ou não, algumas que ele já tinha visto, porque fica pulando de canal em canal... começou a contar uma história e eu vi que tava passando uma notícia do SiSU, e falei: 'só deixa eu escutar a tv um pouquinho, por favor', ele parou de falar, por alguns instantes... e voltou pra história que ele tava, no meio da matéria. Minha irmã até levantou a cabeça e me olhou espantada como quem diz: 'bah, tu pediu um minutinho de silêncio e ele voltou a falar e nem te deu bola', olhei pra ela com uma cara de 'ó ele de novo' e deixei por isso.

Esses dias também, eu fui fazer um pequeno comentário com a mãe e ela me perguntou: 'e é pra que isso aí, afinal?', e eu, já de saco cheio: 'faculdade, mãe!'. Ela me disse: 'porque tu não faz um curso, daquele que o pai ia te dar?', e eu: 'porque eu não quero aquele, o pai sabe. E eu tô lutando pra ganhar uma bolsa, de graça porque não tenho como pagar', ela disse que me pagaria... e eu: 'mãe, é tanto a mensalidade, não é o valor total. Fora que eu não vou aturar muito tempo vocês me jogando na cara, porque é passagem, mensalidade e sempre tem um gasto e outro a mais com material, livros, xerox e essas coisas...', e ela simplesmente se calou.

Eles reclamam tanto de mim, que eu não me mexo, não quero nada, não faço nada. Eu tô sempre correndo atrás de muita coisa, na minha, calada... nas vezes que eu conto, que eu divido algo que tenha dado certo, errado ou que eu esteja esperando algum resultado, não dão a mínima. Não tem como, desse jeito.

0 Ideias Novas:

Postar um comentário

Agora que tu leu toda essa baboseira, tem algo pra acrescentar, opinar ou comentar? Se não xingar, pode ficar a vontade!