\

Welcome to my blog :)

rss

sábado, 5 de novembro de 2011

A dor dos outros e a nossa

Você está uma geleca. Estendida no sofá, convoca o ombro da sua melhor amiga para chorar todas as suas imensuráveis carências. Precisa ouvir dela algo que lhe anime. Ela bem que tenta: "Pense bem: tem milhões de pessoas sofrendo coisas muito piores que você".
Claro.Todos dizem a mesma coisa. Enquanto você está aí, sofrendo de dor-de-cotovelo, na rua há milhares de sem-teto, sem-emprego, sem-futuro. No pódium das dores do mundo, os sem-amor não ganham nem medalha de bronze. Estão fora da competição.

Você olha para a sua amiga e pergunta: "Acha mesmo que o fato de um avião cair na Malásia pode diminuir a minha saudade? Se um gerente de banco é mantido como refém eu devo abrir um champanhe por não ser eu que estou com uma arma apontada para a minha cabeça?" Se sua amiga for sensata, responderá que sim, isso deveria amenizar nossos problemas mundanos. Mas se ela for sincera, providenciará mais lenço de papel.
Os dramas que acontecem no outro lado da rua nos sensibilizam, mas a contribuição das tragédias para aliviar nossa crise existencial é zero. Crianças são mutiladas em Serra Leoa e você só quer saber do pedaço de peito que lhe arrancaram. Homens e mulheres sobrevivem dias embaixo da terra, soterradas por terremotos, e você continua achando que solidão como a sua não há. Pessoas não têm água potável para beber e você afoga sua deprê num bom cabernet sauvignon. Tem gente que perde filho, perde a visão, perde patrimônio, perde a saúde, lamenta-se por eles, mas você perdeu o Beto!!! Vá explicar isso para alguém.

Razão e emoção são dois planetas que não habitam a mesma galáxia. Você SABE que sua dor é superável, você SABE que amanhã vai encontrar um novo amor, você SABE que é uma felizarda por ter saúde, família, um teto pra morar,mas você não se SENTE assim. E a gente sucumbe. Feito um avião caindo do céu na ilha de Lost. Feito refém de um assalto do coração.
Martha Medeiros

1 Ideias Novas:

Izabel disse...

Esse texto diz uma verdade que guardamos por medo de críticas.

Postar um comentário

Agora que tu leu toda essa baboseira, tem algo pra acrescentar, opinar ou comentar? Se não xingar, pode ficar a vontade!